segunda-feira, 19 de setembro de 2016

DICAS PARA MARATONISTAS E TRIATLETAS


ALIMENTAÇÃO PARA EXERCÍCIO DE ENDURANCE

 

            O exercício físico de endurance, como o triatlon, a maratona e outras provas longas, é muito desgastante. Por isso, os atletas e praticantes destas modalidades devem preocupar-se com o treino, o repouso e a alimentação. Devem ser realizadas de 5 a 6 refeições diárias, tentando sempre que possível ingerir algo a cada 3 horas. Nenhuma refeição deve ser pulada e estas devem ser compostas por carboidratos, proteínas e lipídios.

            Devem ser ingeridos alimentos ricos em ômega 3, pelo menos 2 vezes na semana para melhorar o sistema imunológico e evitar problemas cardiovasculares. São fontes de ômega 3: sardinha, atum, salmão, camarão e semente de linhaça.

            Devem ser ingeridos alimentos ricos em vitamina C para melhorar a resposta imunológica e antioxidante. Ex: Acerola, goiaba, caju, páprica, brócolis, couve, couve-flor, kiwi, morango, espinafre, repolho roxo e laranja.

            Outro micronutriente que deve ser priorizado por estes esportistas é a vitamina E para melhorar a ação antioxidante. Ex: óleos vegetais (canola, milho, soja) e frutas oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas, castanha do Pará).

            Também devem ser ingeridos alimentos ricos em cálcio para auxiliar na formação e manutenção óssea. Ex: leite, queijo e vegetais de coloração verde-escura.

            Além de alimentos ricos em ferro para evitar fadiga e anemia. Ex: ovos, carnes magras, legumes, grãos integrais e vegetais com folhas verdes.

            Com certeza seguindo estas orientações e utilizando suplementos com proteína, carboidratos e eletrólitos os atletas e praticantes de exercícios de resistência irão aumentar seus rendimentos.

Fabíola Herrmann
Nutricionista & Personal Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário